• ateliedoisemeio

Retomamos o "Dois e Meio Convida" neste ano com a multi artista Mary Cagnin

maio/22

Mary é formada em Artes Visuais pela Unesp e atua como ilustradora e quadrinista. Já ilustrou diversos livros e revistas para editoras como Globo, Abril e Mol. Também é autora dos quadrinhos Vidas Imperfeitas e dos premiados Black Silence e Bittersweet. Produz conteúdo para redes sociais e para seu canal do Youtube, que conta atualmente com mais de 300 mil inscritos e ministra cursos tanto online quanto presenciais. Paralelamente, também desenvolve projetos como o "Tarot Ilustrado"



. No projeto Dois e Meio Convida chamamos artistas de diversos estilos para imprimirem uma de suas artes em processo Fine Art. Esta é a 14ª edição (clique aqui para conhecer o projeto)


Foto: Arquivo Mary Cagnin


Dois e Meio A ilustração é uma história antiga na sua vida? Tinha o costume de desenhar quando criança? Mary Comecei a desenhar pra ilustrar os personagens e histórias que inventava desde aquela época e isso se tornou uma grande motivação até hoje. Claro que trabalho profissionalmente com ilustração mas sempre tento manter a produção dos meus projetos pessoais e da minha arte para me manter sã.



Dois e Meio Como é sua rotina da trabalho? Mary Minha rotina depende dos projetos que estou trabalhando no momento. Não consigo ficar parada e acabo me envolvendo em vários projetos ao mesmo tempo, por isso é um desafio conciliar tudo que eu faço e acabo entrando em processo de burnout, como tem acontecido durante a pandemia. Quando isso acontece, dou um passo pra trás e tento manter o foco.


Foto: História em quadrinhos Bittersweet, arquivo Mary Cagnin



Dois e Meio Quais temas mais gosta de trabalhar? Mary Gosto de criar personagens, histórias e projetos de ilustração com bastante simbolismo.



Dois e Meio Lembra do primeiro trabalho de arte/artista que te marcou na infância? Mary Foi um desenho que fiz inspirado na Cruella, do 101 Dálmatas. Lembro que a mocinha era estilista e fiquei fascinada pelos desenhos e modelos dela e por um tempo quis estudar moda por causa disso.



Dois e Meio Como foi sua experiência com o ensino de arte na escola? Mary Meu ensino de Artes foi bem “pincelado” mas a professora viu que eu tinha bastante interesse e de certa forma me incentivou. Naquela época eu não sabia que dava pra fazer disso uma profissão, então demorou um tempo até eu decidir estudar Artes Visuais na universidade.



Imagem: Projeto Tarot Ilustrado, arquivo Mary Cagnin



Dois e Meio Foi a alguma exposição memorável que queira compartilhar? Mary Tive o privilégio de ir à exposição do Picasso na Oca em 2007, se não me engano. Pena que naquela época eu não entendia muito bem de História da Arte, só sabia um pouco sobre, então não pude aproveitar tanto. Se fosse hoje, teria sido diferente. Também gosto de conferir os originais de pintores famosos no Masp e na Pinacoteca.



Dois e Meio Você tem um canal muito interessante no YouTube (clica aqui pra ver) onde fala, entre outras coisas, de técnicas de desenho, de aquarela e de peculiaridades da carreira de ilustradora. Com toda a bagagem do canal e da sua trajetória como ilustradora, qual dica daria para quem quer começar a trabalhar com arte? Mary Eu sempre digo que é possível trabalhar com arte, porque muita gente acha que não, mas é por falta de conhecimento dos caminhos e das possibilidades. Não somos educados para perceber que arte está em tudo: desde os filmes e séries que assistimos na TV, até embalagens de produtos que compramos no mercado. Por isso meu trabalho é de conscientização, compartilhando minha história e minhas experiências e esperando poder motivar ou inspirar alguém a seguir seus sonhos.



Canal da Mary Cagnin no YouTube


Dois e Meio Já tinha feito impressão Fine Art do seus trabalhos? O que achou das impressões? Mary Acabei de receber as impressões e estou apaixonada! Chegou tudo perfeito, super bem embalado e a qualidade me surpreendeu muito. As cores são incríveis, bem fiéis ao original, vívidas e com um ótimo contraste. O papel tem uma textura muito bonita, que traz de volta essa característica de uma arte tradicional. Agradeço muito pela parceria e pela oportunidade de testar a impressão em fine art! Com certeza irei avaliar a possibilidade de trazer mais impressões assim pra minha loja.


Dois e Meio Você pode falar um pouco sobre a arte que enviou para o projeto Dois e Meio Convida? Mary Essa arte é uma versão em aquarela de uma das cartas do meu Tarot Ilustrado, A Lua. Adorei trabalhar no projeto do Tarot, de estudar os simbolismos e trazer uma interpretação própria das cartas, e A Lua foi uma das minhas cartas favoritas e também do público.



Arte "A Lua" de Mary Cagnin Foto: Ateliê Dois e Meio


Impressão da arte "A Lua" de Mary Cagnin na Dois e Meio. Foto: Ateliê Dois e Meio


...

Conheça e acompanhe o trabalho de Mary Cagnin em @marycagnin O print acima está disponível para venda <3 Apóie artistas independentes!




#marycagnin #ilustracao #quadrinhos #ateliedoiemeio #fineart #impressaofineart #doisemeioconvida #printfineart

37 visualizações0 comentário