• ateliedoisemeio

Entrevista com Yaya Ferreira, participante do "Dois e Meio Convida" de maio

Atualizado: 21 de jun. de 2021

mai/21



Nascida e criada em Vicente de Carvalho, zona norte do Rio de Janeiro, Yaya Ferreira é artista visual que atua por meio da pintura tradicional, e também por meio de mídias contemporâneas como a pintura digital, graffiti, e recentemente, a tatuagem. Aos 23 anos, está concluindo a graduação em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Yaya é a oitava participante do projeto Dois e Meio Convida (clique aqui para conhecer o projeto)


imagem: Instagram Yaya Ferreira @arteprayaya

Dois e Meio Quais assuntos são mais caros à sua produção artística recente? Yaya Me identifico com o graffiti, com a dança, com a música, que sempre estiveram presentes na minha vida em centenas de formatos diferentes, levo todas comigo com muita força, mas acabei me dedicando mesmo ao graffiti.

Dois e Meio Como tem sido a tarefa de trabalhar com arte neste período de pandemia? Yaya Falar que tem sido difícil é até brando demais... Desde que eu comecei a trabalhar com arte eu me acostumei a estar na rua, para o bom e para o ruim, fazer entrega, postar print nos correios, participar de feira, grafitar, levar e trazer material da faculdade, etc. Por passar a maior parte do dia fora, meu processo de criação até acaba envolvendo a rua e estar em casa poda isso. Então tive que criar uma paciência que eu não sabia que tinha, aprender a respeitar o tempo e entender novos métodos de criação. Cada dia é um dia! Ah, vender na internet também faz com que a gente precise desenvolver dons artísticos únicos rs


Dois e Meio Você faz parte do Coletivo Preta Pinta Preta (PpP). Quais ideias unem as artistas integrantes deste coletivo? Yaya Então, a PpP é uma crew formada por 15 minas racializadas aqui do estado do Rio. Nos conhecemos por volta de 2018 na rua e nos espaços culturais, aprendemos a grafitar juntas, uma ensinando a outra e, lá pra 2019, a coletiva se tornou oficial. Nossa missão principal é levar nossa palavra pras nossas então a gente pinta muita escola pública e centro culturais, lugares que o governo mesmo negligencia e as comunidades locais acabam tomando a frente. Inclusive pra entrar em contato com a gente é só chamar no instagram @pretapintapreta ou no e-mail coletivoppp@gmail.com


Dois e Meio Lembra do primeiro trabalho de arte/artista que te marcou na infância? Yaya Quando eu era pequena, meu pai comprava pequenas telas e guache pra eu ficar pintando com o dedo. Meu tema favorito eram montanhas com sol e nuvens, ele guarda uma delas até hoje rs.


Dois e Meio Como foi sua experiência com o ensino de arte na escola? Yaya Foi muito boa até. Eu estudei numa escola que, apesar de pública, tinha um programa interessante de estudo de artes e, lá pro nono ano eu tive um professor que me incentivou muito a me expressar através do desenho e da pintura, já que eu era muito tímida nessa época.


Arte que a Yaya desenvolveu para o projeto imagem: Ateliê Dois e Meio


Dois e Meio Você conhece o processo de impressão Fine Art? Já tinha impresso uma arte sua nesse ou em outro formato de impressão? Yaya Nunca imprimi, mas morro de vontade! Eu comecei a trabalhar sério com prints a pouco tempo e é bem difícil conseguir uma impressão que passe tudo o que a gente planeja.

Tô ansiosa :)


...

Conheça e acompanhe o trabalho de Yaya em @arteprayaya O print acima está disponível para venda <3 Apóie artistas independentes.





#ateliedoiemeio #fineart #impressaofineart #doisemeioconvida #printfineart #yayaferreira

31 visualizações0 comentário